Cultura

Ana Rocha estreia no Rivoli "Manual da Falla" inspirado no compositor espanhol e em vários Hamlets

  • Notícia

    Notícia

A música de Manuel de Falla e as diferentes versões e visões do personagem de Shakespeare "Hamlet" inspiraram Ana Rocha para criar "Manual de Falla", que sobe ao palco do grande auditório do Rivoli pelas 21 horas desta sexta-feira e pelas 19 horas de sábado.

"Manual da Falla" surge na continuidade do trabalho de pesquisa e criação que Ana Rocha tem vindo a elaborar desde 2011, em torno da performatividade da linguagem e da sua potencial presença física.

Com a companhia O Cão Danado, com quem vem desenvolvendo a criação performativa, a atriz Sara Barbosa vê-se acompanhada por duas mulheres - Eliana Veríssimo e Leonor Keil - e dois homens com presenças análogas de um possível Hamlet - Davis Freeman e Albano Jerónimo.

Exercício de atravessamento e desconstrução desta figura masculina paradigmática da história e cultura teatrais, "Manual de Falla" inspira-se na obra musical do compositor espanhol do séc. XX, Manuel de Falla, na obra "Hamlet ex-Machina" de Heiner Müller, na obra "Hamlet" de Shakespeare e nas várias versões contemporâneas desta figura masculina.

Este projeto teatral de Ana Rocha analisa o poder transformador da linguagem e conta com a conhecida voz de Maria João Luís para acompanhar, como uma figura fantasma, o desenrolar das presenças e dos papéis que estas personagens emanam, num jogo que coloca o espectador num lugar de cheque.

+Info: Teatro Municipal do Porto