Cultura

Ana Moreira apresenta hoje filme de Léos Carax no ciclo de cinema da Feira do Livro

  • Notícia

    Notícia

#DR_cinema_Ma_Raca.jpg

A atriz Ana Moreira estará, esta noite, na Feira do Livro do Porto para apresentar "Má raça", um filme de Léos Carax, numa sessão com início marcado para as 21,30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e com acesso gratuito.

Nesta sua segunda longa-metragem (após a admirável estreia protagonizada com "Boy Meets Girl"), Léos Carax funde as inquietações pessoais - o amor jovem, a solidão - com as convenções estilizadas de um thriller romântico indistintamente futurista. A história, uma subversão dos códigos do film noir, com ecos godardianos, centra-se em Alex (Denis Lavant), um adolescente rebelde que se junta a um gangue associado ao seu falecido pai, em Paris, para roubar a cura para um vírus semelhante ao VIH.

Como é habitual em Carax, o argumento serve apenas de pretexto para o realizador plasmar a sua paixão pela própria matéria fílmica - é sobretudo através da montagem, entre outras técnicas, que Carax exalta a capacidade afetiva e sensorial do cinema, aqui pejada de imediatismo e sensualidade.

Programado por António Costa (Medeia Filmes) e Guilherme Blanc (Câmara do Porto), o ciclo de cinema desta edição da feira do Livro assenta numa série de títulos da sétima arte que foram anunciando e dando conta das revoltas sociais que tiveram o seu apogeu com o Maio de 68 - tema transversal a toda a programação da Feira do Livro do Porto 2018.

Pela tela do auditório passaram já "Sementes de violência" de Richard Brooks, apresentado por Mamadou Ba, "Weekend" de Jean-Luc Godard, por João Ribas, e "Wanda" de Barbara Loden, por Cláudia Varejão, terminando o ciclo no último dia da Feira do Livro (o próximo domingo) com "Ata-me" de Pedro Almodóvar, por João Rui Guerra da Matta.

Veja o que a Feira do Livro tem ainda para lhe oferecer além do cinema, consultando a programação detalhada e visitando a página oficial no Facebook