Ambiente

Ambiente em Família sugere sessão à noite com as "criaturas das trevas"

  • Notícia

    Notícia

#fjg_libertacao_coruja_parque_cidade_04.JPG

Jorge Garcia

A noite chega pela primeira vez ao programa municipal Ambiente em Família, que no próximo sábado, 12 de maio, leva à descoberta dos animais noturnos do Parque da Cidade.

Sob o título sugestivo "NoCT - Noite das Criaturas das Trevas", a sessão terá início às 21 horas no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Núcleo Rural do Parque. Através de um conjunto de atividades de divulgação científica, pretende-se apresentar aos participantes espécies muitas vezes associadas a mitos e superstições, ao sobrenatural ou à bruxaria.

O facto é que devido a estas crenças populares, sem qualquer sustentação, alguns animais noturnos são alvo de perseguição, um comportamento que contribui para estados desfavoráveis de conservação de muitas espécies.

No âmbito da sessão, será possível observar diferentes grupos de fauna. A iniciativa é orientada por Jael Palhas, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e outros colaboradores do projeto Noite das Criaturas das Trevas, investigadores de animais como os anfíbios, morcegos, aves de rapina, borboletas noturnas ou aracnídeos.

A participação na sessão é gratuita, mas obedece a pré-inscrição, via o email dm.gestaoambiente@cm-porto.pt. Destina-se à população em geral e famílias. As crianças (maiores de 6 anos) deverão estar acompanhadas por um adulto durante toda a sessão.

O programa Ambiente em Família apresenta propostas no segundo sábado de cada mês, por norma de manhã. Propõe aos participantes atividades experimentais e de expressão plástica, saídas de campo ou observações de fauna e flora, sendo que as sessões são orientadas por especialistas das várias áreas relacionadas com o ambiente.