Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Futuro ambiental em discussão
22-01-2016

A Universidade Lusófona do Porto vai realizar, dia 27, nas suas instalações, jornadas dedicadas aos "Desafios para uma economia de baixo carbono". O evento contará com a presença do vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.


Estas jornadas apresentam-se como um fórum de discussão entre o universo académico e empresarial, privilegiando a permuta de experiências técnico-científicas, bem como a aquisição de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, tendo em vista a sustentabilidade na utilização dos recursos energéticos e a transição para uma economia de baixo carbono.


Filipe Araújo participará numa sessão debate sobre "Sustentabilidade e Eficiência na utilização de recursos naturais e energéticos - políticas regionais".   


Atualmente existe um consenso alargado sobre a necessidade de reduzir das emissões de gases com efeito estufa (gee), a nível mundial, em 50% até 2050, significando a redução em pelo menos de 80% das emissões de gee em todos os países industrializado. É vital encontrar alternativas energéticas aos combustíveis fósseis, bem como adotar boas práticas na utilização eficiente e sustentável dos recursos existentes.


Neste contexto, surgem diversos desafios e oportunidades, em particular na orientação estratégica para os vários setores de atividade, no sentido de concretizar uma transição para uma economia competitiva e de baixo carbono.