Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ambiente é preocupação de políticos por um dia
28-05-2019
O ambiente foi o tema escolhido para o debate desta terça-feira entre 22 alunos do 2.º ano da Escola Básica Fonte da Moura, 25 alunos do 1.º ano da Escola Básica Costa Cabral e o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo. 

Os "Políticos por um Dia" discutiram em modo de "assembleia municipal" diversas questões relacionadas com esta temática, assumiram o papel de deputados, cumprindo as regras inerentes a este órgão municipal, numa sessão toda estruturada em torno de problemas e propostas de soluções para a cidade.

Tal como fazem os adultos, as crianças votaram na melhor proposta/projeto que será, depois, implementada na escola ou meio envolvente.

O projeto "Políticos por um Dia" integra o programa municipal Porto de Crianças e é dirigido às crianças do pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do Porto. A partir de temas específicos, relacionados com os pelouros existentes na Câmara do Porto, realizam-se debates/assembleias municipais, com o propósito de promover atitudes e valores que contribuam para a construção de cidadãos ativos, críticos e participativos. 

Ao longo do ano letivo temas como a cidade, o ambiente, a cidadania, a educação, a arte e a cultura, a cidade são tratados em sessões nas escolas, visitas a diferentes locais da cidade e um debate parcelar com a presença do vereador municipal que se adequa mais à temática em questão.