Sociedade

AM aprova orçamento do Porto para o próximo ano

  • Notícia

    Notícia

#mno_dinheiro_moedas_01.JPG

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira à noite, o orçamento para 2018, no valor de 257,4 milhões de euros. Os documentos previsionais de gestão para o próximo ano foram aprovados com 22 votos a favor, seis contra e 17 abstenções. 

Coesão e Ação Social ou Economia e Desenvolvimento Social, bem como Cultura, são eixos considerados fundamentais num orçamento que, sob os princípios da sustentabilidade, se traduz em mais receita, mais investimento e numa aposta nos recursos humanos da polícia e dos bombeiros.

Depois de quatro anos de forte redução de dívida e lançamento de projetos-âncora para a cidade, o Executivo prevê para 2018 mais 14,1 milhões de euros de investimento municipal. Só em habitação social, o investimento previsto é de 26,8 milhões de euros.

Uma moção e duas recomendações aprovadas

A sessão da Assembleia Municipal do Porto ficou também marcada pela aprovação de uma moção e duas recomendações.

Por proposta do PSD, foi aprovada uma moção sobre a transferência do Infarmed de Lisboa para o Porto, defendendo-se que esta seja uma "mudança completa" da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e não de "um par de serviços" ou um "faz-de-conta".

Já por iniciativa do Bloco de Esquerda, foi aprovada uma recomendação à Câmara para que proceda à aplicação automática da tarifa social da água e saneamento, uma medida que, segundo a proposta, fará "toda a diferença" para famílias em situação de carência.

A CDU apresentou, por seu turno, uma recomendação para que sejam realizadas melhorias nos espaços pedonais, nomeadamente "nos passeios e nas paragens dos transportes públicos". Também esta proposta seria aprovada.