Educação

Alunos formam elementos químicos gigantes nos 150 anos da Tabela Periódica

  • Notícia

    Notícia

#fib_avenida_aliados.jpg

Mais de uma centena de alunos de várias escolas do Grande Porto vão formar uma Tabela Periódica humana nesta terça-feira, logo a partir das 9 horas, na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto. A iniciativa pretende assinalar a abertura oficial de 2019 enquanto Ano Internacional da Tabela Periódica pela UNESCO, que acontece no mesmo dia, em Paris.

A atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens (ensino básico e secundário) e o público em geral para a importância deste ícone da Química, que celebra 150 anos.

A formação da Tabela Periódica irá ocorrer em simultâneo em várias outras cidades do país, sendo que no Porto é da responsabilidade Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em parceria com Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e várias escolas e conta com o apoio da Câmara do Porto.
Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) assumiu a coordenação das celebrações.

A estrutura da Tabela Periódica dos elementos químicos, tal como hoje é conhecida, foi proposta pelo químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleiev, em 1869, sendo considerada como uma das mais significativas conquistas da Ciência. Desde então, tem vindo a crescer ao longo dos anos com a descoberta de novos elementos.