Sociedade

Alunos do básico foram "eleitos" deputados para debater a Cidadania

  • Notícia

    Notícia

"Cidadania e Direitos da Criança" foi o tema de um debate que levou ontem aos Paços do Concelho 47 alunos do Ensino Básico para experimentarem a sensação e a responsabilidade de serem Políticos Por Um Dia.

Acompanhadas por professores, 22 crianças do 1.º ano da EB S. Miguel de Nevogilde e 25 do 2.º ano da EB Costa Cabral foram recebidas pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, e assumiram o papel de deputadas na sala da Assembleia Municipal. Eleita a presidente da Mesa, coube-lhe abrir a sessão para apresentação de propostas sobre o tema da Cidade e dos Direitos da Criança, que foram votadas e depois discutidas com a vereadora, antes de uma visita-guiada pelo edifício da Câmara do Porto.

A iniciativa "Políticos Por Um Dia" integra o programa educativo municipal "Porto de Crianças" e inclui debates com alunos de diferentes escolas e sobre variados temas, ao longo do mês de maio, tendo entre os seus objetivos potenciar a observação, a reflexão, a partilha de ideias e o envolvimento das crianças com a sua Cidade.

Anteriormente, quatro outros grupos estiveram também nos Paços do Concelho para discutir e aprender sobre "A Cidade".