Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Alunos distinguidos com trabalhos sobre património
01-06-2017

Educar para uma cidadania ativa, promovendo a leitura e ajudando a descobrir o património da cidade, constituíram grandes objetivos dos dois concursos municipais que aconteceram ao longo deste ano letivo 2016/2017: "Descobre Outra Cidade" e "Concurso de Escrita Criativa - O Porto a ler", ambos na sua VII edição.


Em dia de distinções e reconhecimento do mérito, alunos e professores juntaram-se na Câmara do Porto para uma cerimónia mais formal, que decorreu nesta quarta-feira. Na ocasião, foram entregues prémios aos trabalhos que mais se destacaram pelas mãos de Guilhermina Rego, vice-presidente da autarquia e responsável pela área da Educação.


O concurso "Descobre Outra Cidade" está integrado no programa municipal Educação para o Património e, nesta edição, recebeu 30 inscrições para os três escalões, num total de 107 alunos, distribuídos por 6 estabelecimentos de ensino secundário e profissional, público e privado. O júri avaliou 22 trabalhos, num total de 77 participantes, em representação de quatro estabelecimentos de ensino: Escola Secundária Cerco do Porto, Escola Secundária Aurélia de Sousa, Escola Profissional Raul Dória e Escola Artística e Profissional Árvore.


Foi premiado na categoria B (11.º ano), o trabalho Requalificação do Património do Centro Histórico do Porto da autoria de Sandra Borges, Sara Fernandes, Sara Cardoso e Raquel Pacheco, da Associação Raúl Dória, com orientação da professora Susana Mesquita.


O júri atribuiu ainda três menções honrosas aos trabalhos: Os transportes e o turismo no Porto, da Escola Secundária Aurélia de Sousa; Impactes Socioeconómicos do Turismo no Centro Histórico do Porto, da Escola Secundária do Cerco e ao trabalho Proposta para o ramal da Alfândega do Porto, da Escola Artística Profissional Árvore.


O "Concurso de Escrita Criativa" integrado no programa municipal O Porto a ler e que este ano foi subordinado ao tema "O Porto e as suas Pontes", dirigiu-se aos alunos do 2º, 3º ciclo e secundário, tendo o júri deliberado atribuir os três prémios nas três categorias definidas.


Na categoria 2º ciclo, Vasco de Carvalho Bertoquini, da turma 5ºAc, da Escola Secundária Carolina Michaëlis, foi o vencedor, sob a orientação da professora Ana Rita Meireles, com o trabalho "Incidente na Ponte D. Maria".


Na categoria 3º ciclo foi distinguida Beatriz Afonso Saraiva Brito Luís, da turma 9ºC, da Escola Secundária Alexandre Herculano, que teve o professor João Carlos Gonçalves de Matos a acompanhar o conto premiado "Angústias de uma ponte".


Maria Inês Miranda Santos, da turma 12º A da, Escola Secundária Alexandre Herculano, foi a vencedora da categoria ensino secundário, com a professora Maria do Carmo Araújo Freire a orientar o conto "Viajantes".