Educação

Alunos da Escola da Fonte da Moura vencem festival de cinema na Eslovénia

  • Notícia

    Notícia

Alunos da Escola Básica da Fonte da Moura ganharam o prémio para o melhor filme no Festival ENIMATION, que decorreu na Eslovénia.

"A Dança das Máscaras", filme de animação realizado pelos alunos do 3.º ano daquela escola em 2017/18, recebeu o prémio de melhor concorrente na categoria "MINI - filmes realizados pelas crianças até aos 10 anos da idade" no Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil "ENIMATION".

Este é mais um prémio arrecadado por um filme realizado por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da cidade, no âmbito do projeto de Cinema de Animação do Programa Educativo Municipal "Porto de Crianças".

O cinema de animação, implementado sob orientação de técnicos do Centro Lúdico da Imagem Animada/ANILUPA, da Associação de Ludotecas do Porto, em estreita articulação com os professores titulares de turma, reúne todas as fases de criação e realização de um filme de animação que são experienciadas e desenvolvidas pelos alunos.

Esta é uma área transversal às várias disciplinares curriculares, fortalecendo competências pessoais e sociais nos alunos.

Por outro lado, a forte componente visual e a capacidade que a linguagem do cinema de animação tem para se relacionar com todas as áreas do saber artístico, cultural e científico representam para o professor uma oportunidade de conhecimento e de descoberta de uma ferramenta pedagógica poderosa, que contribui para as aprendizagens dos alunos.