Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Alternativas aos bancos para financiar empresas debatidas no Porto
06-04-2017

As alternativas ao financiamento bancário das PME's marcaram a conferência promovida ontem, na Fundação Dr. António de Cupertino Miranda, no Porto, pela Abreu & Associados - Sociedade de Advogados. Na sessão participaram, entre outros, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria.


A sessão juntou empresários, advogados e gestores que debateram a temática das alternativas ao setor bancário para capitalização das empresas, nomeadamente, das mais pequenas. Rui Moreira lembrou as dificuldades que uma stratup ou uma empresa familiar têm em apresentar garantias ao setor bancário e à necessidade de encontrarem na sociedade outras formas de se financiarem, fazendo ainda uma contextualização histórica do tecido empresarial do Norte.


O governante abordou os caminhos alternativos à banca para financiar projetos, revelando alguns bons exemplos na Europa e no País.


Em 2015 o peso das PMEs, era, segundo o INE, de mais de 99,9% do tecido empresarial português, empregando cerca de 80% da população ativa, e contribuindo em cerca de 58% para o VAB em Portugal.


O dinamismo empresarial verificado na cidade do Porto representa atualmente um crescimento na casa dos 30%, sendo de 16% na região, o que tornou o evento promovido pela Abreu & Associados particularmente útil.