Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Almoço virtual testa valor nutricional de refeições dos alunos do agrupamento Eugénio de Andrade
17-11-2016

Alunos do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade participaram num "almoço virtual". Este é um projeto de educação para a saúde financiado pela Direção Geral de Saúde que visa promover a informação e o espírito crítico das crianças e adolescentes portugueses no sentido de estes promoverem e efetuarem escolhas alimentares saudáveis.


O "almoço virtual" inclui um self service diferente, onde os alimentos disponíveis são simulados e em que, na caixa, é entregue um relatório no qual consta o valor nutricional da refeição, assim como o seu "custo" associado.


Além do self service, atividade âncora do projeto, há mais duas atividades interativas paralelas: um jogo quizz ("sabes o que comes?") e a atividade "Como funciona", realizada em contexto de sala de aula e que apresenta diversos modelos anatómicos que simulam doenças relacionadas com alimentação, permitindo aos participantes perceberem os mecanismos e discutir diversos temas relacionados com a saúde e doença.


No Porto, o "Almoço Virtual" foi implementado em parceria com a Câmara e inclui diversas ações, destinadas aos alunos do 2º e 3º ciclo, que se encontram a ser desenvolvidas de forma itinerante nas escolas públicas da cidade. O projeto, que teve o seu início em outubro, contou já com a participação de três mil alunos. A vice-presidente, Guilhermina Rego, participou na sessão que decorreu na sede do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade.