Sociedade

Alimentação equilibrada é tema em análise no terceiro Fórum Participativo

  • Notícia

    Notícia

#mno_jantar_Natal_CCD_30.jpg

Miguel Nogueira

É já amanhã, quinta-feira, entre as 14,15 e as 17 horas, que a Casa do Infante recebe o terceiro Fórum Participativo dedicado à temática da alimentação equilibrada. A iniciativa municipal, realizada no âmbito da elaboração do Plano Municipal de Saúde do Porto, é de participação livre, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Em análise estarão questões como as relações e o impacto direto que determinados hábitos e padrões de consumo alimentar (por excesso ou defeito) têm no estado de saúde da população, destacando os que apresentam maior causalidade comprovada, bem como as patologias com maior expressão. O painel de convidados tentará também desmitificar ideias pré-concebidas relativas a uma alimentação saudável, que poderão pôr em causa a prática da mesma e debater questões associadas ao desperdício e sustentabilidade alimentar.

Serão oradores Carla Lopes, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, e Carla Rêgo, do Hospital CUF do Porto, competindo a Pedro Graça, da Direção-Geral da Saúde, a moderação do encontro. A abertura do Fórum estará a cargo do vereador do pelouro da Habitação e Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo.

Os Fóruns Participativos são organizados pela Câmara do Porto em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde da cidade - AceS Porto Oriental e Ocidental. O quarto e último Fórum acontece no dia 1 de fevereiro sobre a temática "Consumos".

"Crescer e Envelhecer no Porto" e "Bem-estar Emocional, Psicológico e Social" foram os temas dos dois primeiros fóruns, realizados em novembro e dezembro últimos. Com esta iniciativa, o Município pretende criar espaços para a discussão, participação e envolvimento dos principais stakeholders e demais comunidade na validação das linhas estratégias que constarão do Plano Municipal de Saúde.

Inscrições e informações: dmds@cm-porto.pt ou 22 589 92 60