Cultura

Alfândega vai receber exposição digital alusiva a obras de Monet e Klimt

  • Notícia

    Notícia

#OCUBO_exposicao_alfandega_Impressive_Monet.jpg

Uma galeria de arte digital imersiva, constituída por hologramas e projeções a 360 graus, vai inaugurar na Alfândega do Porto a 21 de agosto, com obras de dois génios da pintura - Monet e Klimt. A exposição, que garante entradas gratuitas para crianças até aos cinco anos, permanecerá no espaço subterrâneo do edifício até 15 de novembro.

A exibição "Impressive Monet & Brilliant Klimt", assim se intitula a mostra expositiva, conduzirá o público numa autêntica viagem no tempo, refletida nas obras de dois pintores que foram contemporâneos: Claude Monet e Gustav Klimt nasceram ambos no século XIX e viveram durante praticamente as duas primeiras décadas do século XX (Monet: 1840 - 1926; Klimt: 1862 - 1918).

Tendo no entanto vivido na mesma época, cada um deles notabilizou-se numa determinada corrente artística. O francês Monet é o exponente máximo do impressionismo, ao passo que o austríaco Klimt ficará para sempre ligado ao simbolismo.

A exposição, não sendo convencional, apresenta "uma nova fórmula lúdico-pedagógica", com recurso à tecnologia, avança em comunicado o atelier OCUBO, responsável pelo projeto.

Na parte relativa à galeria digital "Impressive Monet", a obra do artista parisiense é reinterpretada de modo a revelar "o que está para além dos quadros, das paisagens, dos acontecimentos e tudo o que está oculto, na essência, aquilo que não se vê dentro da moldura", detalha a mesma fonte.

Já em "Brilliant Klimt", o visitante ficará seduzido, sem se dar conta, pelo icónico quadro "O Beijo", fio condutor de um percurso de vida e pelo legado artístico do pintor austríaco, funcionando como "um GPS subliminar das demais obras do autor".

A Immersivus Gallery, localizada no subterrâneo da Alfândega do Porto, estará aberta de quarta a domingo, das 10,30 às 20 horas. A entrada para crianças até aos 5 anos será gratuita, e os preços dos bilhetes variam consoante os 5 e os 9 euros. A visita ao espaço seguirá ainda todas as medidas preventivas indicadas pelas autoridades de saúde.

+ info: Immersivus Gallery