Proteção Civil

Alerta: Avenida Dom Carlos sem trânsito devido ao agravamento do mau tempo

  • Notícia

    Notícia

#mno_alertavermelho.jpg

A Proteção Civil Municipal avisa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, nomeadamente, um aumento da agitação marítima, chuva e vento por vezes forte. A avenida Dom Carlos será cortada ao trânsito esta noite, a partir das 21 horas e até ao final do dia da próxima sexta-feira.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se um aumento significativo da agitação marítima a partir da manhã desta quinta-feira, com ondas de noroeste que podem atingir os 4 a 5 metros, aumentando durante a tarde para ondas com 7 a 8 metros, com alturas máximas que poderão atingir 12 a 14 metros.

Encontra-se também prevista a ocorrência de chuva por vezes forte e vento forte com rajadas no litoral, em particular na quinta e na sexta-feira, dias 2 e 3 de fevereiro.

A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos eventuais cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas.

A Proteção Civil desaconselha ainda a circulação e permanência junto à zona costeira e apela a que não se pratique qualquer atividade relacionada com o mar.
Recomenda ainda um cuidado acrescido na circulação junto junta da orla costeira, zonas ribeirinhas e da Foz, já que se tratam de zonas historicamente mais vulneráveis à ondulação. É também desaconselhado o estacionamento junta da orla marítima, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I.

A Câmara Municipal do Porto, através do Departamento Municipal de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundirá os avisos que se julguem necessários.