Sociedade

Air France já voa do Porto para Paris e KLM começa a ligar Amsterdão em maio

  • Notícia

    Notícia

A Air France iniciou esta semana voos diretos entre o Porto e Paris (Charles de Gaulle) e a KLM começa a 15 de Maio a voar para Amesterdão. As duas companhias de bandeira de França e da Holanda, pertencentes ao mesmo grupo não operavam nenhum voo a partir do Porto e começam agora operações regulares para dois dos principais aeroportos da Europa.

As novas rotas foram apresentadas ontem ao final da tarde, no Palácio dos Correios, no Porto, com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. A nova rota a partir do Porto para o aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, o principal e mais importante aeroporto de Paris, tem uma frequência de três voos semanais.

Os nossos hubs [Paris e Amesterdão] são muito competitivos face a Lisboa e para quem está na Ásia ou na América do Norte, por exemplo, será mais conveniente chegar a Portugal connosco via Porto", considerou Bruno Georgelin, diretor-geral do Grupo Air France-KLM para a Península Ibérica. Na prática, a aposta do grupo franco-holandês pretende desviar tráfego das rotas orientais da concorrência, como a Emirates, e capturar clientes de rotas americanas, devido à "otimização dos horários de ligação".

Além da Air France e da KLM, que iniciam voos em março, operam no Aeroporto do Porto de forma regular outras companhias de bandeira estrangeiras, como a Lufthansa (Alemanha), British Airways (Reino Unido), Ibéria (Espanha), TAAG (Angola), Turkish Airlines (Turquia), Aer Lingus  ou Swiss Air (Suiça).