Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Agustina"regressa" hoje à Feira do Livro pela voz da escritora Hélia Correia
12-09-2019
"Agustina Bessa-Luís: provocação amantíssima" é o tema da sessão com que a premiada escritora Hélia Correia se apresenta hoje na Feira do Livro do Porto, a partir das 19 horas, e que será transmitida em direto pela página da Câmara do Porto no Facebook.

O evento, de entrada livre no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Jardins do Palácio de Cristal), é o quarto do ciclo de debates que a Feira do Livro está a promover até 22 de setembro e que teve início no passado sábado com uma sessão focada em Eduardo Lourenço, a personalidade homenageada nesta edição do certame.

Hoje, o dia volta a ser particularmente focado na sempre presente Agustina Bessa-Luís, que a Feira do Livro homenageou em 2015, cujas personalidade e obra extasiam a escritora e tradutora Hélia Correia, ao ponto de exclamar "Como é possível alguém escrever daquela maneira e escrever tanto daquela maneira!".

Um dos maiores vultos da literatura portuguesa, a autora de "A Sibila", falecida em junho passado, regressa assim à Feira do Livro do Porto por intermédio de outra grande escritora, ela própria com uma carreira recheada de distinções, entre as quais a mais alta da literatura lusófona (Prémio Camões, em 2015) e o recentíssimo Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, que o júri atribuiu por unanimidade a Hélia Correia no início deste verão.

Outros autores serão especialmente assinalados durante o certame, nomeadamente Mário Cláudio, na próxima semana, ou Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, já amanhã, sexta-feira dia 13, entre outros contemplados pelo vasto programa que este festival literário está a promover e que inclui cinema, spoken word, exposição e lições, além de numerosas propostas educativas e de animação.

Saiba todos os detalhes no Jornal da Feira do Livro (na plataforma Issuu ou em ficheiro descarregável) e acompanhe a página oficial no Facebook.