Sociedade

Águas do Porto substitui condutas em pontos estratégicos da cidade para minimizar desperdício

  • Notícia

    Notícia

#DR_Campanha_aguas_porto_mudanca_pela_nossa_agua.jpg

Já está nas ruas a campanha promovida pela Águas do Porto para sensibilizar para o valor da água e a necessidade do combate ao desperdício. A empresa municipal está a efetuar várias intervenções na rede de infraestruturas para antecipar a deteção e reparação de avarias com perda de água.

É um bem precioso, que é de todos, e que é imperativo não desaproveitar. "O nosso compromisso, a tua cidade. O futuro de todos", esta é a assinatura da campanha da Águas do Porto, e pretende sensibilizar a população para a necessidade de um uso racional e eficiente deste recurso. Uma torneira a pingar de cinco em cinco segundos pode parecer insignificante, mas no final do dia terá gastado 30 litros de água. E um autoclismo avariado poderá gastar 750 litros de água por dia. Estes são dois dos vários exemplos utilizados pela empresa municipal para chegar a todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam o Porto e consciencializá-los para o valor da água.

A Águas do Porto tem vindo a promover diversas intervenções na rede de infraestruturas de distribuição de água, incluindo a substituição de algumas condutas, evitando assim possíveis roturas e garantindo que a água chega a todos com a qualidade adequada.

Nesse particular, o desempenho da Águas do Porto merece destaque, tendo atingido no final de 2019 um mínimo histórico no índice de água não faturada. Esse valor cifrou-se em 17%, o que representa uma qualidade de serviço boa, de acordo com os valores de referência da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Para esse resultado contribuíram múltiplas atividades da empresa municipal, como por exemplo o controlo ativo de perdas, a rápida intervenção na reparação de roturas e avarias, a substituição dos contadores anómalos, o controlo dos ilícitos, a constante monitorização e controlo em tempo real da rede, assim como os investimentos realizados na remodelação da rede de abastecimento de água e na renovação do parque de contadores.

Deste esforço depende a qualidade da água distribuída pela Águas do Porto: "Ao evitar roturas, estamos a poupar este recurso tão precioso e a evitar que as pessoas fiquem sem água em casa enquanto procedemos às reparações, com tudo o que isso acarreta para a cidade (cortes de trânsito, por exemplo)", sublinha a empresa municipal.

Por isso, a Águas do Porto está a investir na remodelação da rede de infraestruturas, e tem em curso obras de substituição de condutas de água em pontos estratégicos da cidade, num projeto financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A aposta na eficiência permitirá à Águas do Porto continuar a distinguir-se pela positiva, depois de no final de 2018 ter visto a plataforma tecnológica H2PORTO ser premiada nos Portugal Digital Awards com o galardão Best Digital Strategic Tools.