Sociedade

Águas do Porto partilha orientações a adotar nos edifícios encerrados durante um largo período

  • Notícia

    Notícia

#mno_agua.jpg

A Águas do Porto recomenda a todos os clientes que sigam as orientações sobre os procedimentos a adotar na rede predial de edifícios encerrados, que foram divulgadas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) na perspetiva de, assim, garantir a potabilidade e a qualidade da água da cidade do Porto em todos os locais. Este conjunto de medidas a adotar no regresso à nova normalidade e à retoma da atividade são especialmente dirigidas aos edifícios e/ou estabelecimentos que, devido à aplicação do Estado de Emergência, estiveram sem utilização durante um largo período de tempo.

Apesar de assegurar a excelente qualidade da água distribuída na rede pública, a Águas do Porto salienta que é da responsabilidade do cliente e/ou proprietário certificar-se de que a rede predial esteja sempre em perfeitas condições, no sentido de não alterar as características da água da torneira.

É por isso necessário fazer manutenção à referida rede, até porque, como refere a ERSAR na notícia publicada no site oficial, "durante um período de encerramento de edifícios como escolas, hotéis, ginásios, clínicas, estabelecimentos comerciais e de serviços, empresas e indústrias, podem ocorrer alterações na qualidade da água estagnada na tubagem dos edifícios devido à perda de desinfetante residual e ao contacto com os materiais da rede predial".

Nesse sentido, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos recomenda que sejam adotadas medidas "que visam garantir a limpeza e higienização das redes de água fria e de água quente, de modo a prevenir alterações na qualidade da água fornecida pela rede pública e a proliferação da legionella, entre outros microrganismos, principalmente em sistemas prediais de grande dimensão".

Para qualquer esclarecimento sobre estas medidas, contacte o Laboratório de Análises da Águas do Porto através do telefone 225 190 835, das 9 às 18 horas.

+ info: consulte AQUI as orientações da ERSAR