Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exploração das ETAR a concurso
18-09-2015

Vai ser lançado um concurso público internacional para a exploração e manutenção das duas Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade do Porto, por um período de sete anos.


Presentemente, a ETAR do Freixo já é gerida por um entidade externa, e com a construção do intercetor da marginal, que liga as duas ETAR, é agora possível desenvolver uma gestão conjunta.


Esta é uma atividade de grande exigência técnica, sendo possível conseguir ganhos de gestão quando a mesma é executada por empresas da especialidade, tendo as Águas do Porto a expetativa de conseguir poupar 4,5 milhões de euros ao longo dos sete anos do contrato. A empresa que ganhar o concurso terá que investir 1,2 milhões de euros na renovação de equipamentos.


Todos os trabalhadores das Águas do Porto que estão diretamente afetos ao funcionamento da ETAR de Sobreiras serão mantidos na empresa na área da manutenção.


O concurso será lançado na próxima semana, deverá atrair os maiores players do setor, e o contrato para a gestão será válido a partir de julho de 2016.


Durante o período do contrato, as Águas do Porto têm previsto um investimento de 1,4 milhões de euros na eficiência energética das ETAR, investimento que será recuperado em pouco mais de três anos com a poupança de consumo prevista.