Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Água do rio recuperada
28-08-2015

O Governo, representado pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e pelo Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, assinou hoje um protocolo com os Municípios de Gondomar e do Porto, a empresa Águas do Porto, para recuperação da massa de água do rio Tinto.


Este acordo prevê um investimento de cerca de nove milhões de euros a financiar no novo quadro de apoio comunitário e prevê a construção de um intercetor que levará os efluentes tratados na ETAR do Meiral, em Rio Tinto, e na ETAR do Freixo, no Porto, até ao rio Douro.

 

Este novo intercetor irá contribuir decisivamente para a recuperação do rio Tinto, permitindo, igualmente, a deteção de possíveis descargas ilegais que ainda existam ao longo do curso deste rio, melhorando a qualidade da água e, consequentemente, a qualidade de vida das populações.

 

A componente nacional do investimento será repartida entre a Câmara de Gondomar e as Águas do Porto, Empresa Municipal.

 

A cerimónia, que decorreu em Gondomar, contou com a presença do autarca local, dos dois governantes e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, além do presidente da empresa Águas do Porto, João Pedro Matos Fernandes. Rui Moreira frisou a importância que a recuperação do rio terá para a freguesia de Campanhã.