Sociedade

Agravamento da agitação marítima leva ao corte da Avenida de Dom Carlos I

  • Notícia

    Notícia

#fib_agitacao_maritima_02.jpg

O agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, sobretudo em termos de agitação marítima, levou à emissão de um aviso laranja e vai originar o corte do trânsito na Avenida de Dom Carlos I já a partir das 14,30 horas desta quarta-feira.

A Proteção Civil Municipal informou para a previsão de um aumento significativo da agitação marítima a partir da tarde desta quarta-feira e até às primeiras horas de amanhã, dia 07.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu avisos laranja e amarelo para o Porto, está previsto um aumento significativo da agitação marítima com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 9 metros de altura máxima. 

Por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 14,30 horas de hoje, quarta-feira, 6 de março. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação da situação no início da manhã de quinta-feira, dia 7.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, bem como aos cortes de trânsito que serão implementados nestas zonas.

A Câmara do Porto, através do Departamento Municipal de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 05/2019.

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.