Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Agenda Urbana para a Água 2030 domina conferência internacional no Porto
28-09-2017

A Agenda Urbana para a Água 2030 vai estar em destaque na Mayors & Water Conference, a ter lugar nesta sexta-feira no edifício da Alfândega. Do encontro deverá sair a Declaração do Porto, documento de compromisso entre representantes de várias cidades para desenvolvimento de uma estratégia comum, com a Comissão Europeia. O evento, de maior importância, integra a Porto Water Innovation Week, a decorrer até sábado.


Responsáveis da administração local, gestores de planeamento urbano, arquitetos, centros de I&D e parceiros de financiamento de vários países participam nesta conferência, dominada pela necessidade de uma gestão eficiente do ciclo urbano de um recurso cada vez mais valioso. Ao debate do futuro junta-se a demonstração de case-studies e boas práticas já implementadas, designadamente pela cidade anfitriã.


A Agenda Urbana para a Água 2030, que teve em discussão pública até final de julho, surge para responder aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.


Recorde-se que a empresa municipal Águas do Porto organiza a Water Innovation Week 2017 com a Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água. No âmbito desta semana temática, está a decorrer desde ontem a EIP Water Conference, evento que encerra hoje e contempla uma série de iniciativas associadas à inovação e ao empreendedorismo no setor.


Neste âmbito, no Centro de Congressos da Alfândega está uma exposição de soluções tecnológicas de 118 empresas, bem como de entidades e dinâmicas que fomentam a inovação. Pode dar-se como exemplo o Porto Innovation Hub, plataforma de reflexão sobre a capacidade criativa e inovadora da cidade, que reutiliza neste espaço a estrutura concebida pela dupla de arquitetos Fahr0213.


Na sexta-feira, a Mayors & Water Conference coincide com a abertura do Aquaporto, no Parque da Cidade. Este Festival da Água encerra, no sábado, o programa de uma semana que colocou o Porto e o país na agenda global e europeia para a água, chamando mais de mil participantes e oradores de 60 países.