Sociedade

Aeroporto do Porto está a recuperar mais rápido comparativamente a Lisboa

  • Notícia

    Notícia

#mno_aeroporto_gate_open.jpg

Miguel Nogueira

O Aeroporto do Porto está a recuperar mais depressa do que o Aeroporto de Lisboa, mesmo sem a retoma da TAP na Região Norte. A informação é avançada pelo Jornal de Notícias, na edição desta quarta-feira, com base em dados divulgados pela Eurocontrol - Organização Europeia para a Segurança do Tráfego Aéreo.

A falta de investimento da TAP não está a afetar o regresso às operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que tem recuperado "à custa do crescimento de outras companhias", assinala o JN.

Mais ainda, a recuperação do Aeroporto do Porto está a ser superior a qualquer outro aeroporto nacional, sendo a diferença comparativamente a Lisboa a mais evidente. De acordo com a Eurocontrol, segundo números do início desta semana, a quebra nos movimentos aéreos face ao período homólogo do ano passado está a ser de 67,7% no Porto, 67,8% em Faro, e 72,8% em Lisboa. 

Companhias de bandeira internacionais, como a Air France, KLM, Lufthansa, Iberia e Luxair, ou as de baixo custo Ryanair, Easyjet e Transavia, começaram a anunciar o regresso às pistas do Aeroporto do Porto ainda no mês de maio e, desde então, têm sido sucessivos os anúncios dos reforços das operações.