Urbanismo

Acontece já amanhã o debate sobre habitação para a classe média

  • Notícia

    Notícia

#mno_habitacao_Miragaia.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto vai receber nesta terça-feira, às 10 horas, a sessão pública "Habitação para a classe média - o Programa Municipal". A entrada é de acesso livre, estando também assegurada a transmissão por streaming no Facebook da autarquia.

O ciclo municipal "Viva Porto - Debate Público sobre Habitação no Porto" continua a realizar-se quinzenalmente no átrio dos Paços do Concelho e depois das duas primeiras sessões terem sido dedicadas ao alojamento local e à habitação social, amanhã o debate vai debruçar-se sobre o mercado de habitação para a classe média.

Na primeira parte da sessão, caberá ao vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, apresentar os projetos de habitação a custos controlados promovidos pelo Município e revelar outras medidas que estejam ao alcance da autarquia para induzir rendas acessíveis no mercado.

O debate propriamente dito conta na segunda parte com a participação de Carlos Guimarães, professor universitário da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e Álvaro Santos, antigo presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU - Porto Vivo). O presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, vai moderar a conversa.

Debate final a 27 de junho com Rui Moreira e Ana Pinho

Na sequência do convite endereçado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, à secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, foi agendado um debate extra, para o dia 27 de junho, às 15 horas, em que serão ambos protagonistas.

Será esta a derradeira sessão do ciclo "Viva Porto", mas dois dias antes, a 25 de junho, concretiza-se ainda o debate "Habitação para todos - o papel do Município e as Obrigações do Estado", às 15 horas.

Recorde-se que nos dias úteis de segunda a sexta-feira, permanece acessível nos Paços do Concelho uma caixa de sugestões onde os munícipes podem deixar os seus contributos para o debate, que serão resumidos durante as sessões.

Todos os debates são transmitidos em direto por streaming na página de Facebook da Câmara do Porto, onde também podem ser deixadas mensagens em tempo real.