Sociedade

Ações gratuitas de despistagem do VIH/SIDA distribuídas pela cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_sem_sida_06.jpg

Filipa Brito

As ações de rastreio desenvolvidas pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto) prosseguem durante o mês de outubro, tanto ao nível da unidade móvel, como do atendimento na unidade fixa.

O planeamento mensal do CAD VIH/SIDA Porto para outubro prevê, à semelhança do que tem sido feito, a presença da unidade móvel em vários pontos da cidade. A unidade móvel do CAD VIH/SIDA Porto opera aos dias úteis, e os locais, datas e horários estão acessíveis numa agenda.

O atendimento é efetuado por ordem de chegada, sem necessidade de marcação prévia, e é realizado por uma equipa de experientes profissionais de saúde, que garante a discrição e anonimato dos rastreios.

A atividade das unidades do CAD VIH/SIDA Porto enquadra-se no plano de ação da estratégia "Porto, Cidade Sem Sida". Com estas ações de rastreio pretende-se contribuir para a construção e consolidação de respostas adequadas às necessidades locais, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da estratégia 90-90-90, assumidos pelo Município do Porto em maio de 2019, cujas metas se traduzem em 90% das pessoas que vivem com a infeção saibam que estão infetadas, 90% das pessoas que sabem que estão infetadas estejam em tratamento, e 90% das pessoas que estão em tratamento tenham a infeção controlada.

Paralelamente aos rastreios efetuados pela unidade móvel, o CAD VIH/SIDA Porto mantém o atendimento na unidade fixa, localizada provisoriamente na Rua da Constituição, n.º 199. Neste caso, o atendimento é realizado apenas com marcação prévia, através dos contactos 220 412 250, 961 314 380, ou do email cadporto@arsnorte.min-saude.pt.

O horário de atendimento, aconselhamento e realização de teste na unidade fixa é de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 18 horas.