Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ações de prevenção e gestão de riscos naturais envolvem seniores e jovens
02-08-2018

No âmbito da prevenção e gestão de riscos naturais e urbanos, os serviços municipais promovem regularmente ações de sensibilização dirigidas a seniores, jovens em processo de autonomização e funcionários da Rede Social do Porto. A iniciativa acompanha as exigências das estações do ano, pelo que no verão são subordinadas ao tema geral "Onda de Calor e Incêndio Urbano". Nesta sexta-feira é levada a várias instituições.


A exemplo do que sucedeu no ano passado e já nestes meses de junho e julho, as sessões, dinamizadas pelos departamentos municipais de Desenvolvimento Social e de Proteção Civil, visam a promoção de medidas preventivas, de autoproteção e de adoção de uma cultura de segurança. Neste contexto, procuram também esclarecer sobre as entidades às quais recorrer em caso de necessidade de auxílio, bem como sobre os riscos associados a condições meteorológicas adversas, nomeadamente as "ondas de calor", com vista à prevenção, planeamento e prestação de socorros.


Nesta sexta-feira pretende-se, pois, alertar comunidades mais vulneráveis sobre riscos de saúde e cuidados a ter face a temperaturas elevadas. Nas visitas são distribuídas garrafas de água e folhetos alusivos ao tema.

Senhor do Bonfim - Associação de Solidariedade Social, Associação Nun'Álvares de Campanhã, Centro Social Paroquial de Apoio à Infância e Terceira Idade da Srª do Calvário; Associação Social e Cultural de S. Nicolau, Centro Social da Sé Catedral do Porto e Centro Social e Paroquial - Centro de Dia Sra. da Vitória são as instituições a visitar.

CUIDADOS A TER COM O CALOR

À população em geral, a Proteção Civil, que emitiu um aviso sobre as temperaturas elevadas registadas nestes dias, aconselha a tomada de alguns cuidados, tais como o uso de roupas claras e de algodão e a ingestão de água ou líquidos não açucarados, bem como a opção por refeições ligeiras. Ou seja, importa evitar situações de desidratação ou aumento da temperatura corporal. Recomenda ainda especial atenção aos grupos mais vulneráveis aos riscos naturais, como os idosos, grávidas e crianças.