Economia

Ações de formação gratuitas para comerciantes apresentam plano diversificado até novembro

  • Notícia

    Notícia

#fib_reportagem_comercio_cedofeita_senhora_luz_17.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto continua a promover ações de formação gratuitas dirigidas aos comerciantes da cidade, em formato digital, e o plano para os meses de outubro e novembro já é conhecido. Para o final do mês de setembro ainda há disponibilidade de frequentar formações de inglês e francês, técnicas para ganhar confiança com os clientes e gestão de reclamações. As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas.

Com arranque na próxima segunda-feira, dia 21, a formação Inglês Comercial Nível Inicial, em horário pós-laboral, tem por objetivo desenvolver os conhecimentos dos participantes em inglês, para que no seu contexto de trabalho seja mais fácil a comunicação com todos. Decorre nas seguintes datas: 21, 23, 28 e 30 de setembro e 7 e 12 de outubro.

Em simultâneo, uma ação de formação em Francês Comercial Nível Inicial, dias 22, 24, 29 de setembro e 1, 6 e 8 de outubro, também em horário pós-laboral, e com os mesmos objetivos implícitos para os formandos.

Técnicas para ganhar confiança dos seus clientes inicia nos dias *23 e 29 de setembro e 6 e *8 de outubro, em período pós-laboral. Considerado este um dos mais importantes diferenciais competitivos no mercado atual, o breve curso trará aos comerciantes do Porto aquelas que são algumas das práticas mais empregues neste campo.

No final do mês de setembro, mais precisamente nos dias 25, 28 e 30, chega a formação Gestão das Reclamações, em horário pós-laboral. O objetivo principal é dotar empresários e colaboradores do comércio de ferramentas técnicas e emocionais, essenciais para lidar com situações de reclamações.

Em outubro, a agenda estreia com a ação de formação Capacidade de Negociação, nos dias 1, 7, 12, 14, 16 e 19 de outubro. No final da ação, que será igualmente ministrada em período pós-laboral, os participantes deverão ser capazes de melhorar a sua capacidade negocial, tendo por objetivo procurar soluções ganho/ganho.

Visual Merchandising / Organização do Interior da Loja, dos Produtos e Iluminação decorrerá nos dias 2, *6, *8, *12 e *14 de outubro. Com esta formação, que decorre em horário laboral, serão partilhados conhecimentos e destrezas necessárias para a conceção e realização de Visual Merchandising, organização do interior da loja, dos produtos e iluminação.

Já nos dias 2, 9, 13, 15, 21 e 23 de outubro está marcada a formação Criatividade na Gestão do Negócio, em horário pós-laboral. A equipa de formadores irá explorar e facilitar a sua criatividade, de forma a atingir melhores resultados.

HORÁRIOS

Laboral: 15 horas - 17 horas | *14,30 horas - 17 horas

Pós-Laboral: 19,30 horas - 21,30 horas | *19,30 horas - 22 horas

Só este ano, já foram desenvolvidas 22 ações que contaram com a participação de 501 comerciantes, e até ao final do ano estão agendadas mais 27 formações onde se esperam mais 540 participações.

Consulte aqui o Plano de Formação Online para os próximos meses. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do seguinte link. Para obter mais informações, envie e-mail para comercio@cm-porto.pt.