Sociedade

Acabou o melhor NOS Primavera Sound de sempre. Venha o próximo!

  • Notícia

    Notícia

Foram 25 mil pessoas no primeiro dia, 29 mil no segundo, 27 mil no terceiro. A quinta edição do NOS Primavera Sound estabeleceu um novo recorde de público (81 mil), consagrando o festival como um dos grandes eventos musicais da Península Ibérica. Tamanho sucesso só podia resultar na continuidade do evento, estando a sexta edição já marcada para os dias 8, 9 e 10 de junho de 2017.




O festival aumentou este ano a lotação do recinto de 25 para 30 mil pessoas e, pela primeira vez, esgotou os passes-gerais (entrada para os três dias), colocados à venda a partir de fevereiro. Metade das vendas foram efetuadas para o estrangeiro, distribuídas por um total de 58 países diferentes em que destacaram Espanha, Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Nunca o evento tinha superado a barreira das 80 mil pessoas. O anterior máximo (77 mil pessoas) tinha sido estabelecido em 2015.



Quanto à música, o universo etéreo dos Sigur Rós, a parafernália eletrónica dos Animal Colective, o simbolismo da atuação do histórico Brian Wilson (que revisitou "Pet Sounds", obra-prima dos Beach Boys), o carisma e a versatilidade do rock de PJ Harvey ou o ambiente mágico criado pelos Air, (na celebração de 20 anos de carreira) ficarão certamente gravados nas memórias do evento. E estes são apenas alguns dos destaques da meia centena de concertos que passaram pelo Porto durante o fim de semana. 



As pausas entre concertos foram temperadas com comida à moda do Porto. Na zona de alimentação, o público pôde recuperar energias com alguns dos petiscos mais carismáticos da cidade, como o pernil da Casa Guedes, as sandes de presunto da Taberna A Badalhoca ou as bifanas da Conga. Apenas três das 46 alternativas de restauração à disposição dos festivaleiros.


 


Realce-se também para a preocupação ambiental em 2016. A aposta nos copos reutilizáveis garantiu uma maior limpeza no recinto durante os três dias, ao mesmo tempo promoveu boas práticas de sustentabilidade no parque.



O PRIMAVERA ESPALHADO PELA CIDADE



No início da semana, e pelo terceiro ano consecutivo, o NOS Primavera Sound havia já levado o espírito do festival à cidade. A 8 de julho, o Primavera nas Virtudes ofereceu os concertos dos portugueses Holy Nothing, X-Wife e os DJ sets de Batida e Mister Teaser a milhares de pessoas que compareceram no magnífico cenário do Passeio das Virtudes.



No domingo anterior, 5 de junho, o público infantil e familiar, cada vez mais protagonista do evento, voltou a responder em massa à segunda edição do MINI NOS Primavera Sound. Além das atuações de Benjamim, They're Heading West e Luísa Sobral, diversos workshops e atividades completaram uma tarde repleta de animação para toda a família.



Em 2017, o NOS Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade nos dias 8, 9 e 10 de junho. Na primeira segunda-feira de julho, dia 4, ficam já disponíveis os primeiros mil passes-gerais para a sexta edição.


Obrigado Porto. Até já, Primavera.