Urbanismo

Abriu o concurso para o projeto dos Percursos Pedonais - Ligações Mecanizadas

  • Notícia

    Notícia

#mno_escadaria_miragaia_01.jpg

A Câmara do Porto lançou ontem, dia 27 de março, o concurso de conceção para a elaboração do projeto dos Percursos Pedonais - Ligações Mecanizadas. O objetivo é encontrar soluções para os problemas de diferença de cota entre as zonas ribeirinhas e as zonas altas em três pontos da cidade: Miragaia, Palácio de Cristal e Virtudes.
O programa pretende o incremento da mobilidade interna dos locais, a aproximação de centralidades urbanas, e a valorização dos lugares reconhecendo a sua identidade e definindo a estratégia futura em zona histórica, garantindo a identidade e requalificação do espaço público.
As peças do concurso poderão ser consultadas na plataforma - http://www.gopcmp-em.pt/percursos-pedonais-ligacoes-mecanizadas. As propostas deverão ser entregues até ao dia 26 de maio na empresa municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP), que gere o processo. A divulgação dos resultados está agendada para junho de 2017.
A estimativa geral da obra não deverá ultrapassar o limite de 2 milhões de euros, sendo que a ação está inscrita em fundos comunitários através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), podendo vir a ser financiada.
O concurso vai atribuir prémios aos três primeiros classificados nos valores de, respetivamente, 7.500 euros, 6.000 euros e 4.500 euros. Todas as soluções apresentadas e consideradas meritosas pelo júri poderão ser publicadas e divulgadas.
Os novos meios de locomoção juntam-se ao Funicular dos Guindais e aos elevadores da Ponte da Arrábida, que a Câmara do Porto pretende reativar, em parceria com as Infraestruturas de Portugal.