Proteção Civil

A Terra "vai tremer" numa escola do Porto mas só para um exercício sísmico

  • Notícia

    Notícia

#mno_terra_treme_11.JPG

Miguel Nogueira

A Escola EB1 dos Castelos "vai tremer" amanhã, sexta-feira, pelas 11,15 horas, mas só por conta da iniciativa nacional "A Terra Treme", a que o Porto volta a associar-se. Ao estabelecimento de ensino, os técnicos da Proteção Civil Municipal levam um exercício de simulação da ocorrência de um sismo e a partilha das respetivas medidas de autoproteção.

Desenvolvida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a ação vai realizar-se, simbolicamente, no mesmo dia e à mesma hora em vários pontos do país. Pretende sobretudo sensibilizar a população para o risco sísmico e para a importância de se conhecerem e adotarem comportamentos de autoproteção.

Este ano, a oportunidade para ter mais conhecimento sobre esta matéria é dada aos alunos, docentes e pessoal auxiliar da Escola EB1 dos Castelos (Rua de Castelo de Guimarães). Com base num exercício simples e rápido - dura apenas um minuto - vão ficar a saber que há três gestos que salvam, nomeadamente Baixar, Proteger e Aguardar.

Dando continuidade à sua missão de formar e informar a população, e encontrando nesta iniciativa um alinhamento perfeito com o trabalho já desenvolvido, a Proteção Civil Municipal irá, também, realizar noutras escolas municipais ações de sensibilização semelhantes a esta.