Sociedade

Descobrir a arte urbana do Porto a pé, de bicicleta ou num tuk-tuk

  • Notícia

    Notícia

Desde ontem e até ao final do mês de outubro, a Câmara do Porto está a promover um ciclo de visitas gratuitas a algumas das mais recentes intervenções artísticas que passaram a fazer parte da paisagem urbana da cidade.


Os percursos, que em alguns casos serão acompanhados por artistas urbanos, decorrem ao fim de semana e poderão ser realizados a pé, de bicicleta ou tuk tuk. Dependendo da opção escolhida, os passeios têm itinerários e durações diferentes, obrigando sempre a inscrição prévia.


A iniciativa pretende dar a conhecer ao público esta nova faceta da cidade, que resulta em grande parte do Programa de Arte Urbana, lançado em 2014 pela Câmara do Porto. Um programa que tem contribuído positivamente para a divulgação e sensibilização desta expressão artística, incentivando a sua prática num quadro institucional autorizado.


Para além dos passeios pedestres, de bicicleta e tuk tuk, estão ainda a ser promovidos ao longo deste mês quatro safaris fotográficos (dias 11, 18, 25 e 31 de outubro, entre as 14,30 horas e as 18,30 horas), numa parceria com a Embaixada Lomográfica, e um Instameet organizado pela comunidade #igersporto, a realizar na manhã do dia 24 de outubro.


Das 11 intervenções que compõem os vários itinerários, destacam-se três novos projetos que inauguram precisamente durante este ciclo de visitas.


Desde logo, e até pela sua dimensão e localização privilegiada - a Avenida de Vímara Peres, junto ao tabuleiro superior da ponte Luiz I -, o novo mural da autoria de Frederico Draw. Intitulado AN.FI.TRI.ÃO, consiste na representação figurativa de uma personagem abstrata da cidade do Porto, como que a dar as boas-vindas a todos os que diariamente a visitam.


Também com inauguração marcada para o dia 10 de outubro, o projeto de intervenção artística nas caixas de distribuição de energia da EDP, iniciado na Rua das Flores, vai agora estender-se também ao Largo de São Domingos. Numa parceria com a Escola Superior Artística do Porto, serão intervencionadas mais sete caixas através dos artistas Sílvia Peralta, Catarina Rodrigues e Godmess & Sem.


Finalmente, a 30 de outubro será revelado na Rua Nova da Alfândega o novo mural de Daniel Eime, considerado em 2014 pelo site "Support Street Art" como um dos artistas mais relevantes do ano a nível mundial. A composição pretende ser uma representação de um habitante daquela zona ribeirinha.


Os percursos iniciaram-se ontem. No caso dos passeios pedestres, com duração estimada de 40 a 50 minutos, as visitas são acompanhados por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas (AVTA) da Escola Superior de Educação. São realizadas nos dias 10, 11, 17, 18, 25, 25 e 31 de outubro, com partida da Rua da Madeira às 11 horas e 15 horas. Cada passeio está limitado a 25 pessoas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail: worshopsportolazer@gmail.com.


Os passeios de bicicleta, com duração estimada de uma hora, têm lugar aos sábados (dias 10, 17, 24 e 31 de outubro), numa parceria com a Sportours. Serão organizados quatro passeios diários, para um máximo de seis pessoas (idade mínima de 18 anos) com início às 10 horas, 11,30 horas, 15 horas e 16,30 horas. As inscrições podem ser feitas para: info@sportours.pt.


Quanto aos passeios de tuk tuk, têm igualmente lugar aos sábados (dias 10, 17, 24 e 31 de outubro), às 11 horas e 15 horas, iniciando-se sempre na Avenida Dom Afonso Henriques, junto à instalação Metamorfose. Com duração estimada de uma hora e meia, as visitas serão acompanhadas pelos artistas Third (10 de outubro), Frederico Draw (17 e 24 de outubro) e Godmess (31 de outubro). Cada passeio está limitado a 15 pessoas, sendo que as inscrições devem ser formalizadas até às 18 horas da sexta-feira anterior a cada passeio para o e-mail: portoarteurbana@portolazer.pt.