Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

A outra história do Vinho do Porto merece novo museu
22-02-2019
A forte ligação do Vinho do Porto à cidade constitui o foco do novo Museu do Vinho do Porto que tem inauguração marcada para 5 de março.

Localizado no edifício da Rua da Reboleira onde funcionou em tempos o CRAT - Centro Regional de Artes Tradicionais, frente ao rio e no "coração" da Ribeira e do Centro Histórico, o museu assumirá uma postura disruptiva, afirmando desde logo que não se está perante "mais um" espaço museológico sobre o Vinho do Porto, o rio ou a região duriense.

Complementando as propostas já existentes, nomeadamente no IVDP, nas caves de Gaia e no Alto Douro, o novo Museu do Vinho do Porto introduz uma narrativa diferente a propósito deste produto, pondo o foco no papel do Município no negócio e nas coleções municipais associadas ao tema.

Assim, mantendo o objetivo último da divulgação e promoção do Vinho do Porto e da sua história, o equipamento pretende sublinhar a importância do Poder Local na regulação do comércio do vinho. Tem ainda como prioridade reunir e sistematizar o vasto espólio municipal ligado ao tema do Vinho do Porto, valorizando-o bem como à forte relação que a cidade tem historicamente com algo a que deu o nome.