Política

A ordenação episcopal de D. Américo Aguiar realiza-se neste domingo na Trindade

  • Notícia

    Notícia

Os 18 anos de Diocese do Porto do presidente da Irmandade dos Clérigos terminam formalmente neste domingo, 31 de março, com a ordenação episcopal de D. Américo Aguiar como Bispo Auxiliar de Lisboa.

O cónego Américo Aguiar, que almoçou nesta semana com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, já depois de regressado de Roma onde esteve no Vaticano com o Papa Francisco, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Sumo Pontífice da Igreja Católica a 1 de março. A nomeação tem associado o título simbólico de Dagno, diocese histórica na atual Albânia.

A Ordenação Episcopal de D. Américo Aguiar é realizada pelas 16 horas deste domingo na Igreja da Trindade, cujas portas serão abertas a partir das 15 horas. A paramentação, que terá lugar no edifício da Câmara do Porto, respeitará a cor litúrgica do branco, sendo a celebração presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Serão coordenantes o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, o Arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, e todos os outros bispos presentes, de acordo com informação avançada pela Diocese do Porto.

A Igreja da Trindade foi já palco das ordenações episcopais de D. Manuel Vieira Pinto, em 1967, D. Januário Torgal Ferreira, em 1989, e D. Carlos Azevedo, em 2005.

Um bispo do Porto para Lisboa

Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e presidente do Conselho de Administração da Rádio Renascença desde 2016, Américo Aguiar é ainda presidente da Irmandade dos Clérigos desde 2011 e liderou a grande transformação por que esta entidade e a Torre dos Clérigos passaram nos últimos anos até se tornarem um exemplo de conjugação entre investimento na preservação do património e sucesso turístico.

O sacerdote trabalhou com vários bispos do Porto nos últimos 18 anos, desde D. Júlio Tavares Rebimbas ao atual D. Manuel Linda, passando por D. António Francisco dos Santos (de quem retoma o lema episcopal "In Manus Tuas") e por D. Manuel Clemente, "que foi Bispo do Porto durante sete anos e agora me mete nestas andanças", pois o agora Patriarca de Lisboa foi quem lhe transmitiu por telefone a decisão do Papa Francisco e é de D. Manuel Clemente que D. Américo Aguiar vai ser auxiliar na capital.

Natural de Leça do Balio, onde nasceu a 12 de dezembro de 1973, Américo Aguiar foi autarca antes de entrar no seminário, em 1995. A ordenação sacerdotal aconteceu em 2001, após ter estudado Teologia na Universidade Católica Portuguesa, onde mais tarde se tornou Mestre em Ciências da Comunicação. O trabalho pastoral levou-o à Paróquia de São Pedro de Azevedo, em Campanhã, e à Sé, bem como ao serviço de assistente regional do Corpo Nacional de Escutas ("eu fui escuteiro e sou escuteiro: escuteiro uma vez, escuteiro toda a vida").

Sobre a data para a sua ordenação episcopal ser este domingo, 31 de março, comentou - em entrevista dada na sequência da nomeação - que "é o Dia da Alegria!".