Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"A música é uma grande oportunidade", diz Rui Moreira no Bairro do Cerco
31-01-2016

A música, como instrumento e veículo de coesão social, foi ontem motivo para que a Escola Básica e Secundária do Cerco, em Campanhã, abrisse portas ao fim de semana e recebesse dezenas de crianças, encarregados de educação, os Oupa!, a Orquestra Juvenil de Bonjoia e até o presidente da Câmara, que classificou a música como "uma grande oportunidade".




Em causa estava a entrega de instrumentos musicais a crianças que, de outra forma, não poderiam adquiri-los, através de um programa municipal designado "Música para Todos". Em vigor nas escolas do Viso e do Cerco, este programa conta com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, da Bial, do Banco BPI ed a Fundação AXA - Corações em Ação.


Mas a música não se ficou pelo discurso de Rui Moreira, que lembrou ter sido a Orquestra Juvenil de Bonjoia, Campanhã, quem tocou na sua tomada de posse para, logo a seguir, garantir que, se voltar a ser eleito, será de novo esta orquestra, promovida pelo município, a dar música à cerimónia.


Além desta orquestra, também os Oupa!, grupo impulsionado pela Câmara do Porto no âmbito do programa Cultura em Expansão, mostraram todo o poder do rap que surge das entranhas do Bairro do Cerco.


Rui Moreira lembrou a importância que dá a Campanhã e mostrou, de novo, o carinho que tem pela "sua gente tão extraordinária". Não disfarçou até alguma emoção, ao passar a tarde de sábado, mais uma vez, na freguesia onde o seu executivo aposta muito politica e socialmente.


A acompanhar o presidente da Câmara esteve Manuel Pizarro, o vereador da Habitação e Ação Social.


No final, Rui Moreira explicou aos jornalistas que a música ajuda a promover o sucesso escolar, "se não houvesse mais razões, essa bastaria", disse, acrescentando que "este projeto junta a cultura e a coesão social, que são dois dos pilares mais importantes da nossa governação".