Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

A matemática e The Walking Dead
11-02-2016

"O que é que a série televisiva "The Walking Dead", milhares de mortos-vivos a invadir a cidade do Porto e epidemias ou o vírus zika com a ideia de desmistificar que a matemática? Bem mais do que se possa imaginar".


É assim que começa o artigo publicado ontem no Diário de Notícias e que dá conta da iniciativa "Matemática Fora de Horas", realizada pela Câmara do Porto juntamente com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e destinada a cerca de 300 alunos do ensino secundário do concelho.


A terceira edição tem como tema "A matemática e a propagação de epidemias" e usa, por exemplo, series de televisão como "The Walking Dead" para demonstrar que se usa a matemática para compreender e prever a propagação de doenças.


Nas palavras de uma das alunas que frequenta essas aulas "foi espetacular quando os professores inventaram que zombies tinham invadido a cidade do Porto" com uma notícia fictícia.


A professora de matemática do ISEP, Helena Brás, explicou que "a Matemática fornece ferramentas importantes e ajuda a fazer previsões", por exemplo, em relação ao vírus zika. "Os cientistas têm de fazer previsões. Temos de criar um modelo matemático que represente o nosso problema, a propagação".