Sociedade

Marca Porto. celebra um ano

  • Notícia

    Notícia

Lançada a 29 de setembro de 2014, a marca Porto. completa hoje o primeiro ano de vida. Um ano recheado de sucessos internacionais, depois de ter recebido alguns dos maiores prémios mundiais de design. Concebida pelo designer Eduardo Aires, diretor de arte da White Studio, a marca corporiza não apenas a identidade corporativa da Câmara do Porto e suas empresas municipais, mas também a identidade da cidade.


Azul, simples, mitigando o peso da instituição e permitindo
uma apropriação transversal a toda a cidade, a marca Porto. foi premiada em
maio, em Istambul, com os European Desing Awards, na categoria de branding
(ouro) e como melhor trabalho gráfico da Europa, em 2014.


O Porto. recebeu ainda o famoso lápis dos D&AD Awards,
em Londres, na categoria de Branding Implementation (prata) e o não menos
conceituado Graphis, atribuído em Nova Iorque.


Em Espanha, recebeu a distinção de melhor marca do mercado
ibero-americano 2014, atribuído pela revista Brandmedia.


Por cá, a marca implementou-se com uma enorme facilidade,
depois de incorporada na comunicação digital da Câmara do Porto e das suas
empresas e em suportes próprios da autarquia em toda a cidade, como foi o caso
dos mupis e outdoors.


Aos poucos, o Porto. vai agora surgindo, numa lógica de
substituição, em todos os suportes existentes na cidade e faz já parte da paisagem
portuense.


O Porto. já dá nome a um portal de notícias, em www.porto.pt e a um jornal, chamado Porto.,
lançado este mês e que chega a todos os portuenses, em papel. Brevemente, será
lançada uma app disponível em iPhone e Android, que será "obrigatório" nos
telemóveis dos portuenses que querem estar devidamente informados sobre o que
se passa na sua cidade.


O projeto de rebranding da cidade do Porto, que hoje
completa um ano, é já caso de estudo em todo o Mundo e já houve várias
tentativas de pelágio. Contudo, a comunidade mundial do design reconhece o seu
caráter e capacidade de comunicação universal.