Sociedade

Primeira Leica Store da Península Ibérica é no Porto

  • Notícia

    Notícia

Com a Inauguração da primeira Leica Store no Porto na noite passada, a Leica Camera AG expande, de forma consistente, a sua presença em Portugal. Desde a fundação da fábrica Leica Aparelhos Óticos de Precisão S.A., em 1973, que as ligações com a região do Porto são importantes para a icónica marca de câmeras fotográficas.

Já em 2013 com a abertura da nova fábrica em Lousado - Vila Nova de Famalicão, nas proximidades do Porto, havia sido reforçada a importância estratégica do segundo maior local de produção para a empresa. 

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração e acionista maioritário, Andreas Kaufmann, "a Leica tem uma ótima experiência com Portugal, em termos de produção (?), o Porto é uma cidade tão bela que a primeira loja Leica tinha de ser no Porto".

Por sua vez, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, congratulou os trabalhadores da Leica em Portugal, dizendo que são um motivo de orgulho para o país e para a região norte.

 A Leica Store, com certa de 105 metros quadrados, encontra-se no edifício histórico na Rua de Sá da Bandeira, 48/52, e oferece todo o portefólio de câmeras fotográficas e óticas desportivas. Para além disso, a loja alberga uma Leica Galeria com cerca de 100 metros quadrados, que futuramente exibirá exposições alternadas de elevada qualidade. Para a inauguração, a Galeria apresentou uma homenagem visual à cidade do Porto, com Obras do fotógrafo originário da cidade e vencedor do World Press Photo, Daniel Rodrigues. Todas as fotografias da exposição "Homage in black and white to Porto" foram capturadas com uma Leica M Monochrom. 

O edifício localizado no coração da Invicta albergou primeiramente o Café Excelsior. Baseado nisso, foi criado um café-bar na zona de transição entre a Store e a Leica Galeria, com um teto iluminado semelhante ao original. 

Além da nova Leica Store, havia sido apresentada, na noite de quarta-feira, a exposição "Eyes Wide Open! 100 anos de fotografia Leica" na Galeria Municipal do Porto. A exposição de sucesso, que já inspirou mais de 150 000 visitantes em inúmeras cidades europeias, exibe, por ocasião do 100.º aniversário da Fotografia Leica, trabalhos de fotógrafos Leica internacionalmente célebres.