Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Os resíduos nos Centros Históricos em debate
09-03-2017

A Casa do Infante, no Porto, foi palco esta quinta-feira do primeiro seminário temático do grupo INTHERWASTE, que integra seis cidades europeias com Centros Históricos classificados pela UNESCO. O objetivo é estabelecer um plano de ação para a melhoria do desempenho ambiental nestes locais.

 

O Porto foi uma das cidades escolhidas para integrar o grupo INTHERWASTE e traçar um plano de ação para a melhoria do desempenho ambiental nos Centros Históricos classificados pela UNESCO.

 

O primeiro seminário temático do grupo teve lugar esta quinta-feira, na Casa do Infante, decorreu esta quinta-feira, na Casa do Infante, com a presença dos representantes das cidades membro que, ao longo da manhã, apresentaram os seus Sistemas de Deposição de Resíduos.

 

A sessão de abertura esteve a cargo do vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que partilhou com a audiência a estratégia adotada pelo Município do Porto em matéria de resíduos.



 

Ao longo dos últimos anos, foram implementadas no Porto diversas medidas com o objetivo de mudar comportamentos na população, o que se traduziu, por exemplo, no aumento dos níveis de reciclagem, hoje na ordem dos 27 por cento. Um número que a autarquia pretende aumentar.

 

O INTHERWASTE integra cidades como Córdoba (Espanha), Cracóvia (Polónia), Siracusa (Itália), Tallinn (Estónia) e Porto, a que se junta ainda a Associação das Cidades e Regiões para a Gestão Sustentável dos Recursos (ACR+), como consultora do projeto.

 

O instrumento principal do grupo é a partilha de conhecimento, "já que é importante perceber as melhores soluções e as melhores práticas para colocar a nossa cidade no expoente máximo desta matéria", sintetizou Rui Quintela, Chefe da Divisão Municipal de Limpeza Urbana e Transportes da Câmara do Porto.

 

O INTHERWASTE tem como objetivo principal a melhoria das políticas locais e regionais de gestão de resíduos em Cidades Históricas Europeias. O projeto de cooperação inter-regional tem a duração de cinco anos (2016-2021) e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

O próximo seminário do INTHERWASTE está agendado para os dias 7 e 8 de junho, na cidade de Cracóvia, Polónia.