Cultura

A Fonoteca Municipal do Porto sugere uma playlist para o fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#fib_fonoteca_07.jpg

Filipa Brito

Uma viagem musical pela Escócia - esta é a sugestão para o fim de semana da Fonoteca Municipal do Porto, que elaborou uma playlist para ficar a conhecer algumas das bandas que influenciaram a alvorada do Indie Rock britânico.

Numa fase em que é fundamental a responsabilidade individual e o cumprimento das regras em vigor, tendo também em conta que a circulação entre concelhos estará limitada até às 6 horas de 3 de novembro, a sugestão para este fim de semana passa por algo que pode ser feito em casa, evitando contactos próximos desnecessários.

Dando seguimento à sua missão de divulgar a coleção com mais de 35 mil discos de vinil que alberga, a Fonoteca Municipal do Porto continua a fazer resenhas de discos, tendo abordado recentemente o trabalho de estreia dos Orange Juice, intitulado You Can't Hide Your Love Forever.

O disco, publicado originalmente em 1982, não teve na altura a devida atenção e receção, mas é, segundo a equipa da Fonoteca Municipal do Porto, um dos melhores discos de pop dos anos 80.

Motivo para empreender uma viagem musical pela Escócia, com uma seleção de grupo escoceses contemporâneos do grupo de Glasgow, que representam a sonoridade que se fazia durante os primeiros anos da década de 80, e que influenciou consideravelmente a alvorada do Indie Rock britânico. As escolhas da Fonoteca Municipal do Porto estão reunidas numa playlist disponível no Spotify.

Inaugurada no final de setembro, a Fonoteca Municipal do Porto é o maior arquivo sonoro da cidade, reunindo mais de 35 mil discos de vinil à disposição dos melómanos, dos mais variados géneros: do pop ao rock, do jazz ao experimental, da música folclórica à erudita, dos anos 1950 a 1995, e obras de conteúdo não musical, como poesia ou discursos políticos.