Cultura

A dança será a protagonista da nova temporada do Teatro Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

A nova temporada do Teatro Municipal do Porto vai ser anunciada, na íntegra, no dia 8 de setembro e conta com a dança como grande aliada. "Dez dias" de Marlene Monteiro Freitas, duas peças históricas remontadas pela Companhia Nacional de Bailado, o regresso do coreógrafo francês Jérôme Bel e ainda uma maratona de Tchéckhov são alguns dos destaques.

Seis meses após a suspensão da programação devido ao surto provocado pela Covid-19, e depois de organizar, durante os meses de junho e julho, um ciclo de conversas online sobre o futuro das artes performativas, o Teatro Municipal do Porto (TMP) está de regresso, retomando a sua atividade a 17 de setembro com uma temporada constituída por reagendamentos, estreias e onde a dança ocupa um lugar de destaque.

Essa aposta começa com "OCD Love", dos israelitas Sharon Eyal e Gai Behar - fundadores da companhia de dança L-E-V e responsáveis pela criação de um conjunto de obras aclamadas pela crítica internacional. O espetáculo é apresentado pela primeira vez em Portugal, nos dias 25 e 26 de setembro, no Grande Auditório do Teatro Rivoli.

Em outubro, o TMP apresenta a mais recente criação de Marlene Monteiro Freitas, "Mal - Embriaguez Divina", entre os dias 29 e 30 de outubro, que integra um ciclo especial de programação dedicado ao trabalho da coreógrafa e bailarina. Nos últimos anos, a criadora cabo-verdiana residente em Portugal - galardoada, em 2018, com o Leão de Prata da Bienal de Veneza - apresentou no Porto obras como "De Marfim e Carne - As estátuas também sofrem", "Jaguar" e "Bacantes - Prelúdio para uma Purga". Além dos espetáculos, neste ciclo de dez dias, haverá ainda várias sessões de cinema, conferências e workshops, num programa com curadoria de Alexandra Balona.

Destaque, também, para dois momentos reprogramados na nova temporada: "For four walls", "RainForest" e "Sounddance", três peças que se inserem no programa apresentado pelo CCN - Ballet de Lorraine, em 2019, para assinalar o centenário de Merce Cunningham - uma das maiores figuras da história da dança moderna - e que se realiza nos dias 13 e 14 de novembro; e "Canzone per Ornella" e "Postcards from Vietnam", que marcam o regresso de Raimund Hoghe ao Teatro Municipal. Com estes dois espetáculos, o coreógrafo alemão, que foi dramaturgo de Pina Bausch durante uma década, traz ao Rivoli, nos dias 14 e 16 de janeiro, a bailarina Ornella Ballestra - amplamente conhecida pelo seu trabalho com o coreógrafo suíço Maurice Béjart - e dois dos seus intérpretes de eleição: Takashi Ueno e Ji Hey Chung.

Fevereiro será um mês de programação intensa, com o Teatro Municipal do Porto a acolher o espetáculo de culto "The show must go on", nos dias 12 e 13 de fevereiro, do coreógrafo francês Jérôme Bel, que se destaca pela sua veia política e provocadora. Duas décadas depois de estrear, a peça - que parece uma espécie de playlist coreográfica - é remontada com 20 intérpretes locais (de Lisboa e do Porto) e coapresentada com a Culturgest, em Lisboa, e o Teatro Viriato, em Viseu.

Já nos dias 19 e 20, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) estará no Rivoli com "Dançar em tempo de guerra", um programa que reúne duas obras: "Chronicle" e "A Mesa Verde" (a última vez que foi dançada pela CNB foi em 1987), peças criadas na década de 30, do século passado, pelos coreógrafos Martha Graham e Kurt Jooss.

Maratona de Tchéckhov abre programação em setembro

Apresentada pelo encenador e ator português Tonán Quito, o espetáculo "A vida vai engolir-vos", com a duração de 10 horas, traz quatro das principais peças de Anton Tchéckhov: "A Gaivota", "O Tio Vânia", "Três Irmãs" e "O Ginjal". A peça marca o regresso da programação do TMP, dividindo-se em duas partes que podem ser vistas alternadamente no Rivoli (17 e 19 de setembro) e no Teatro Nacional São João (18 e 19 de setembro).

O espetáculo realiza-se no âmbito do programa União de Facto, uma parceria estabelecida entre o Teatro Municipal do Porto e o Teatro Nacional São João. É, também, uma coprodução e coapresentação com o Teatro Nacional D. Maria II e São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), que acolhem o espetáculo entre os dias 1 e 12 de setembro. 

A partir de dia 22 de julho, nas bilheteiras físicas dos teatros Rivoli e Campo Alegre ou online, será possível adquirir a "Assinatura 6" que dá acesso, pelo valor de 40 euros, ao conjunto de todos estes espetáculos de dança.

+ info: Teatro Municipal do Porto