Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

A cidade que se multiplica
24-05-2017

O Porto é a cidade que se multiplica e desdobra em inúmeros eventos, com selo português ou de cariz internacional. Da animação ao design, do empreendedorismo à cultura e ao desporto, há muito a descobrir nos próximos dias. Numa agenda eclética, multidisciplinar, ganha mundo o cenário e caráter tripeiros. Vamos, então, ligar o radar.

 

PORTO, CAPITAL EUROPEIA DO DESIGN

Até sábado, 27 de maio, a Invicta é a capital europeia do design, trazendo pela primeira vez a Portugal os European Design Awards. Depois de já ter passado por diversas cidades, a cerimónia de 2017 chega ao palco do Teatro Rivoli (dia 27).


Em 2015, em Istambul, a marca Porto. foi premiada com duplo ouro em "Branding Implementation" e "Best of Show" e atraiu o olhar da comunidade internacional para a cidade do Douro. Em 2016, Demetrios Fakinos, o grego que lidera a organização, anunciava o Porto como cidade anfitriã da 10.ª edição, destronando candidatos como Milão e Atenas.


O evento vai distinguir os melhores exemplos de design de comunicação na Europa em mais de 30 categorias a concurso. Além da cerimónia, que traz ao Porto os mais reconhecidos designers, estúdios e agências de todo o continente europeu, os ED Awards motivam um programa de conferências, exposições, workshops e visitas guiadas a estúdios.

 

PORTO DE EMPREENDEDORISMO

Continuando na área criativa, mas numa vertente com aplicação mais económica, inicia-se no próximo sábado, dia 27, a segunda Semana Start&Scale. Até 3 de junho, empreendedorismo e inovação surgem em doses concentradas num conjunto diverso de eventos que mostram o Porto no mapa nacional e internacional do movimento ScaleUp.


A cidade ganha visibilidade como laboratório vivo onde se encontram os mais diversos agentes do ecossistema empreendedor. Pela segunda vez, a Câmara convoca instituições de ensino, empresas, incubadoras e investidores para um programa assumidamente dinâmico, dedicado à promoção da inovação, do empreendedorismo e da criação de emprego com base no Porto.

 

PORTO COM ADRENALINA

Para os amantes (ou apenas curiosos) do desporto motorizado, o fim de semana é ?em grande'. No sábado, a Ribeira é palco do Porto Extreme XL Lagares, a partir das 10 horas. 225 pilotos, em representação de 16 nacionalidades, disputam a etapa portuguesa pontuável para o Mundial de Hard Enduro. O Prólogo é composto pelo exigente percurso citadino desenhado em plena Ribeira do Porto, com um percurso de 1.800 metros repleto de obstáculos naturais e artificiais.


Continuando no desporto, mas agora de mar, os dias 25 e 26 estão reservados para o Circuito Nacional Universitário, enquanto a 27 e 28 entram em ação os participantes do Circuito Bodyboard do Norte, sendo que ambas as competições fazem parte do Porto & Matosinhos Wave Series. O evento, que promove a prática do surf a Norte, inclui ainda uma conferência dirigida à comunidade surfista, no sábado, no Edifício Transparente.

 

PORTO BLUES

Para quem quiser relaxar, em ambiente descontraído e ao som de boa música, a proposta local é de luxo. Sexta e sábado estreia-SE nos jardins do Palácio de Cristal o Porto Blues Fest. A primeira edição do festival vai homenagear o "rei da blues", BB King, e o "maior bluesman português", Rui Veloso. Com três concertos em dois dias, o destaque vai para a participação da filha do mítico guitarrista, compositor e cantor norte-americano: Shirley King tocará na Concha Acústica juntamente com o seu "irmão" português, Rui Veloso.


Além deste momento alto, que acontecerá no segundo dia do novo festival, o programa conta com outros artistas, estando a abertura a cargo dos portugueses Delta Blues Riders. As influências e estilos misturados num caldeirão de diversidade musical são esperados no concerto de Julian Burdock e Danny Del Toro, onde a incrível guitarra e a voz de Burdock se vai misturar com a fantástica harmónica de Del Toro.

 

PORTO DO SÃO JOÃO

A maior convocatória de todas, que se repete ano após ano, misturando a tradição e tempos modernos, gentes da terra com muitos que vêm de fora, também arranca esta quinta-feira. Em contagem decrescente para a grande noite de 24 de junho, o programa das Festas de São João do Porto começa por relembrar duas grandes tradições: as cascatas sanjoaninas e os balões de fogo.


Dois projetos foram pensados para convocar a comunidade, com oficinas que vão percorrer todas as freguesias do Porto e resultar numa Cascata comunitária, que será revelada a 18 de junho no Posto de Turismo da Avenida dos Aliados. No caso dos Balões de São João, 25 de maio marca o arranque de um projeto artístico e de mediação social para uma grande largada de balões, a acontecer na noite de 21 de junho, Solstício de Verão.


Na noite de quinta-feira, o Elevador da Lada é o cenário escolhido para a inauguração dainstalação CX LUX. Da autoria dos artistas Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, a intervenção decorre no âmbito do projeto ALUMIA, que assinala os 20 anos do Porto - Património da Humanidade, e marca o cenário da primeira noite das Festas da Cidade.


Também no âmbito do ALUMIA, o Largo Amor de Perdição recebe, na noite do próximo sábado, uma instalação de luz e fogo pela companhia francesa Carabosse.


No sábado, ainda, os Jardins do Palácio de Cristal acolhem as primeiras iniciativas em cartaz do Trengo, um festival de circo que até 18 de junho vai animar o programa sanjoanino.

Ficou aqui uma pequena amostra de um Porto em muitas frentes, Porto de grandes encontros.