Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

A biodiversidade em casa: curiosidades sobre plantas, contos infantis e dicas para uma alimentação diversificada
11-06-2020

Os serviços municipais do Ambiente continuam a levar até si as três séries de programas virtuais de Educação Ambiental criadas durante o período de confinamento. A iniciativa que começou sob o mote "Para já fica em casa, nós levamos a Natureza até ti!" pretende continuar a transmitir ao público conhecimentos e curiosidades acerca do vasto mundo da biodiversidade.


No oitavo episódio da série "De binóculos no sofá" aproveite para ficar a conhecer um pouco mais sobre a planta calêndula, facilmente encontrada nos jardins da cidade do Porto. Fique ainda a par do lançamento dos novos vídeos das séries "Histórias com ambiente dentro" e "Biodiversidade em casa".


Mais vulgarmente conhecida como "maravilhas", "boas noites" ou "margarida dourada", o nome calêndula deriva do latim e significa "primeiro dia de cada mês" no calendário romano. Com tons de amarelo e laranja esta planta possui fortes propriedades medicinais e, assim como nós fechamos os olhos quando vamos dormir, também as flores da calêndula se fecham durante a noite e voltam a abrir quando amanhece.


A pensar nos mais pequenos, o episódio "Flores no jardim encantado", da série "Histórias com ambiente dentro", apresenta-nos um conto elaborado pela equipa de educação ambiental do Município do Porto que, de uma forma didática, pretende salientar a importância dos espaços verdes nas cidades.

Por fim, o último episódio da série "Biodiversidade em casa" convida-nos a diversificar a nossa alimentação através do cultivo e uso de germinados e microvegetais (rebentos de sementes na fase inicial de crescimento, ainda com as folhas embrionárias) nos nossos cozinhados.

Os três programas são lançados, periodicamente, no canal de Youtube do Portal de Notícias Porto. Conheça as hashtags identificativas de cada série nas redes sociais e os respetivos dias de lançamento de novos episódios.

"De binóculos no sofá"
- Novos episódios às quartas-feiras | hashtag #debinoculosnosofa

"Histórias com ambiente dentro"
- Novos episódios às sextas-feiras | hashtag #historiascomambientedentro

"Biodiversidade em casa"
- Novos episódios às segundas-feiras | hashtag #biodiversidadeemcasa

Todos os programas partilham a hashtag #ficaemcasa.