Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

600 anos de "Tripas" no Porto
15-05-2015

Mil e duzentos pratos de "Tripas à Moda do Porto" foram servidos ontem, ao almoço, na Praça Gomes Teixeira (Leões) nas comemorações dos 600 anos das Tripas, uma iniciativa da Universidade do Porto que contou com o apoio da "Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto" e da Câmara Municipal do Porto.


No total foram 150 quilos de tripas, 120 quilos de feijão branco e 50 quilos de arroz envolvidos na confeção deste almoço que contou com a participação de dez restaurantes da cidade, todos eles especialistas na arte de cozinhar este famoso prato portuense.


Aos mil e duzentos pratos servidos na Reitoria da Universidade do Porto juntaram-se os mais de dois mil pratos de tripas disponíveis nas cantinas dos Serviços de Ação Social da U.Porto e os seis mil pratos servidos nas cantinas de 1.º ciclo da cidade do Porto. Segundo o diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto, Pedro Moreira, este almoço "marcou um momento único de partilha entre a U.Porto e a cidade à volta de um prato que é uma das imagens da cidade e que tem muito da alma do Porto ", segundo informação adiantada pela organização do evento.


Do programa de comemorações fizeram parte conferências sobre o tema e também uma visita histórica alusiva aos 600 anos dos Descobrimentos, com passagem pela Sala da Assembleia da Câmara Municipal do Porto e também pela Casa do Infante, com apresentação de tradições gastronómicas da Invicta. O dia terminou com uma visita ao Museu dos Descobrimentos "World Discoveries".


Foi em 1415 que os portuenses ganharam o epíteto de "tripeiros" por terem cedido todas as carnes da cidade, com exceção das tripas, à armada do Infante D. Henrique que partiu nesse ano do Porto à conquista de Ceuta. Seis séculos volvidos, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto vai assinalar essa data com uma sessão de conferências e uma prova de degustação de "Tripas à Moda do Porto".


Foto DR