Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto de braços abertos para novos estudantes universitários
10-09-2015

A praça Gomes Teixeira recebeu hoje os novos estudantes da Universidade do Porto, que este ano são mais de quatro mil, numa iniciativa inédita naquele local. Além das boas-vindas dadas pelo Reitor e pelo presidente da Federação Académica do Porto, os novos alunos, boa parte oriundos de outras cidades, ouviram uma mensagem de esperança de Rui Moreira. O presidente da Câmara dirigiu-se-lhes como sendo a "geração Erasmus" e como sendo os "primeiros europeus".


Nas palavras que dirigiu aos novos estudantes advertiu ainda não se poder esperar "que a cidade do Porto, cujo centro conhece hoje uma dinâmica turística notável, se venha a repovoar com turistas ou com as antigas famílias que, atraídas por habitação mais acessível noutros concelhos, deixaram a cidade há décadas", acrescentando que "os novos habitantes do Porto, a nova dinâmica social e económica da cidade, têm que estar sedimentados numa nova geração de famílias, que tragam um espírito novo e adotem novos paradigmas e padrões de vida", concluindo que "não há cor e esperança como aquela que a geração Erasmus nos traz. Venha ela da Escandinávia ou de Bragança. Vocês aqui presentes e todos aqueles que entram no Porto e dele se usam para estudar, para empreender mas, sobretudo, para viver uma vida preenchida, confortável e interessante, são o Porto do futuro. O Porto europeu, o Porto sem trincheiras, que chama portuense a quem quer ser e se sente portuense".


Nesta receção, a Universidade junta-se a algumas das mais importantes instituições da cidade do Porto para dar a oportunidade aos novos estudantes de conhecerem de forma totalmente gratuita os espaços emblemáticos da Invicta durante dois dias, hoje e amanhã. Torre dos Clérigos, Museu Nacional Soares dos Reis, Casa da Música, Fundação de Serralves ou o Rivoli são alguns dos espaços que se vão aliar à festa de receção dos novos estudantes abrindo as portas para mostrar o melhor que a cidade tem para mostrar (roteiro completo em anexo).


A sessão contou também com a atuação da banda portuguesa "Best Youth". O dia terminará com um concerto gratuito da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto, às 21,30 horas, no Rivoli, e contará com interpretações de peças de Mozart, Sibelius, Bizet, F. Lehar e Tchaikovski.


Esta foi a 4.ª edição da Sessão de Boas Vindas aos Novos Estudantes da U.Porto que este ano reuniu, pela primeira vez, no centro da cidade mais de quatro mil jovens acabados de chegar à Universidade. Note-se que a U.Porto voltou a distinguir-se no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior tendo preenchido 99,3% das vagas disponibilizadas, registando uma procura quase duas vezes superior à oferta.