Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

38.ª edição do Fantasporto começa hoje no Rivoli
20-02-2018
É com uma antestreia nacional que começa hoje a 38.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto: a abertura oficial do Fantasporto 2018 realiza-se às 21,15 horas, no Grande Auditório do Teatro Rivoli, com a exibição de "O Segredo de Marrowbone", de Sergio Sanchez.

A estrear-se em sala no dia 1 de março, "O Segredo de Marrowbone" conta a história de um jovem e dos seus três irmãos, "acossados por uma presença sinistra no amplo palacete onde vivem", lê-se na sinopse da primeira longa-metragem de Sanchez, que foi nomeado para o Goya de melhor novo realizador.

O festival prossegue até 4 de março, sempre no Rivoli. A abertura das sessões competitivas será feita na sexta-feira, com a exibição de "Anna Karenina: Vronsky's Story", de Karen Shakhnazarov.
A sessão de encerramento, no dia 3 de março, conta com a exibição de "Le Fidèle", de Michael R. Roskam, que foi o candidato belga ao Óscar de melhor filme estrangeiro.

Com crescente prestígio internacional, o FANTAS traz ao Porto uma seleção de quase 120 filmes de mais de 60 países.
Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e Cinema Português são as quatro secções que compõem a edição.

No seu âmbito, decorrerão três antestreias mundiais de filmes portugueses - "Uma Vida Sublime", de Luís Diogo; "Doutores Palhaços", de Bernardo Lopes e Helder Faria; e "Aparição", de Fernando Vendrell, a partir do romance homónimo de Vergílio Ferreira.

O festival vai ainda homenagear Lauro António e contar com oito universidades e escolas de cinema, no prémio de Cinema Português.
Adicionalmente, será realizada uma retrospetiva do realizador de Taiwan Chang Tso-Chi e uma mostra do que classifica como "Taiwan B-Movies", dos anos 1970 e 1980.

Veja o programa do Fantasporto aqui.