Cultura

3.º dia do Fórum do Futuro apresenta almoço-palestra, performance e conferência

  • Notícia

    Notícia

O terceiro dia do Fórum do Futuro 2018, nesta terça-feira, começa com o almoço-palestra "Deuses a Cores", às 13 horas na mala voadora. O professor e arqueólogo Vinzenz Brinkmann falará, nesta conversa moderada por Natacha Antão, sobre a cor dos monumentos e da estatuária grega e romana, esclarecendo que a maioria era intensamente colorida. O evento estava sujeito a inscrição prévia e a lotação já está esgotada.

O programa do grande festival de pensamento promovido pela Câmara do Porto continua com as Artist Talks, pelas 17 horas, desta vez com o coletivo britânico Art & Language, que explorará o "giro linguístico" na arte contemporânea, abrindo possíveis conexões entre diferentes tipos de diálogo e o importante papel desempenhado pela retórica na Antiguidade. A sessão decorre no Pequeno Auditório do Rivoli, com a moderação de Carles Guerra, diretor da Fundação Antoni Tàpies.

Trajal Harrell apresenta a sua segunda performance no âmbito do Fórum do Futuro, Antigone Jr. ++, uma versão contemporânea da obra de Sófocles que faz parte da sua série Twenty Looks or Paris is Burning at the Judson Church. Acontece às 19 horas na sala de ensaios do Rivoli e é seguida de uma conversa entre Trajal Harrell e Cristina Grande.

A outra sessão agendada para as 19 horas, no Palácio do Bolhão, foi cancelada devido a problemas de saúde de Hans-Thies Lehmann, que se encontra impedido de viajar. A organização do Fórum do Futuro está a tentar reagendar a sessão para os próximos dias e, caso seja possível, comunicará uma nova data.

Entretanto, às 21,30 horas de terça-feira, no Grande Auditório do Teatro Rivoli, Hans Ulrich Gumbrecht, académico e autor da obra seminal "In praise of athletic beauty", e Jörg Scheller, historiador de arte, curador e autor de uma tese de doutoramento sobre Schwarzenegger, juntar-se-ão à curadora de arte contemporânea Martha Kirszenbaum para discutir de que forma é que as representações clássicas do corpo atlético têm influenciado ideais e ideologias estéticas, sexuais e comportamentais contemporâneas.

As sessões do Fórum do Futuro, que se prolonga até 10 de novembro, são de entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, no dia e local de cada evento, até ao limite de dois por pessoa. O Teatro Municipal do Porto Rivoli tem a bilheteira em funcionamento todos os dias, entre as 13 e as 22 horas.

O programa completo pode ser consultado em www.forumofthefuture.com.