Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

21 candidatas à expansão da rede da Metro do Porto
18-07-2019
Foram 11 as empresas que apresentaram propostas para a empreitada de extensão da Linha Amarela e 10 para a obra de execução da nova Linha Rosa, anunciou a Metro do Porto.

A empresa revelou no seu site institucional que, no total, são 21 as candidatas para executar as empreitadas de expansão da rede do Metro do Porto, nomeadamente na extensão da Linha Amarela - troço que vai ligar Santo Ovídio a Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia - e a execução da Linha Rosa, que vai ligar os Aliados/Praça da Liberdade à Casa da Música.

O prazo para apresentação de candidaturas terminou na segunda-feira, dia 15, e a empresa prepara-se agora para proceder "à verificação técnica e jurídica" das respetivas submissões.

"Até ao final do trimestre, a Metro do Porto convidará as empresas admitidas na pré-qualificação a apresentarem a respetiva proposta de preço para a execução das referidas empreitadas".

As novas ligações vão acrescentar 5,6 quilómetros e sete estações à rede, representando um investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

A Linha Rosa (G) terá uma extensão de 2,5 quilómetros e quatro estações subterrâneas, que vão ser projetadas por Eduardo Souto Moura, o arquiteto responsável pelo desenho da primeira fase do Metro. Esta nova linha fará a ligação entre S. Bento, Cordoaria/Hospital de Santo António, Galiza/Centro Materno-Infantil e Casa da Música/Rotunda da Boavista.

O prolongamento da Linha Amarela para sul, em Vila Nova de Gaia, compreende a ligação de Santo Ovídio a Vila d'Este, servindo o Hospital de Gaia, numa extensão de 3,2 quilómetros e três novas estações.

Atualmente, a Metro opera em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizadas anualmente por cerca de 60 milhões de clientes, de acordo com dados da empresa.