Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Vinte anos do 'Porto de crianças'
18-03-2015

Decorre esta quarta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o seminário comemorativo dos 20 anos do "Porto de Crianças".


A sessão de abertura esteve a cargo da vice-presidente e vereadora da Educação, Organização e Planeamento da Câmara Municipal do Porto, Guilhermina Rego, que destacou o "Porto de Crianças" como "um programa âncora do Município do Porto, que apresenta uma oferta de projetos educativos criativos e inovadores". A responsável autárquica referiu também o fato deste programa reforçar "os currículos formais e fortalecer as competências dos educadores". Quanto aos alunos, estimula "a espontaneidade, a sensibilidade, a expressividade, a fantasia e a imaginação".


A parte da manhã foi dedicada a uma conferência, pela consultora de educação artística, Elvira Leite e Francisco Neves, sobre o tema "Arte(s) e Educação". À tarde é apresentado um estudo de avaliação do impacto do programa "Porto de Crianças", pelo Centro de Investigação Paula Frassinetti, seguido de debate orientado por Rui Trindade, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.


O seminário será colorido com apontamentos artísticos encenados por crianças e alunos que participam no programa numa pequena mostra do trabalho realizado nas escolas da cidade.


Paralelamente foi inaugurada a exposição "Porto de Crianças 20 anos", comissariada pelo designer João Borges.


O programa "Porto de Crianças" reforça áreas curriculares como a educação artística e científica, a formação cívica, com recurso a estratégias pedagógicas diferenciadoras, mas articuladas com o currículo do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. A estrutura das atividades e a sua implementação envolvem vários parceiros educativos: universidades, museus, instituições ligadas ao teatro, à ciência, à música, à dança, ao cinema e ao património.