Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

190 anos depois, é altura de saber quem foram os Mártires da Liberdade
09-10-2019

A Rota Porto Liberal promove no próximo sábado uma homenagem aos Mártires da Liberdade, com um percurso cultural por várias ruas da cidade.


Assinalando de forma algo original os 12 liberais enforcados pelo regime absolutista de D. Miguel, há 190 anos, o percurso tem início no Hospital de Santo António e fim no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO), com a duração de cerca de duas horas e o preço de participação de 5 euros. 


Há 190 anos, a cidade do Porto foi palco de uma barbárie, que decorreu em dois momentos, seguramente dos mais marcantes na sua história: o enforcamento de 12 liberais pelo regime Miguelista na então Praça Nova, hoje Praça da Liberdade, no seguimento da rebelião liberal ocorrida em maio de 1828 nas cidades do Porto e de Aveiro. A 7 de maio de 1829 foram executados 10 homens e a 9 de outubro os restantes dois.

Desta forma, a Rota Porto Liberal propõe uma visita orientada pelos principais locais que testemunharam este triste episódio histórico, evocando assim a memória destes mártires.
A participação é limitada e sujeita a inscrição prévia através do site www.rotaportoliberal.pt.